Transamazônica: conheça a história e as curiosidades dessa estrada

Primeiramente, a BR-230, conhecida como a rodovia Transamazônica, é uma via federal brasileira que atravessa o país, com extensão de 4260 km, considerando apenas os trechos construídos. Além disso, a sua construção começou no final dos anos 1960 e estendeu-se até metade dos anos 1970, mas nunca foi concluída devido às suas enormes proporções, podendo chegar a mais de 5660 km com os trechos não construídos.

Contudo, existem dois pontos de início da rodovia, levando em conta suas extremidades: a oeste, inicia-se em Lábrea, cidade do Amazonas, e a leste, em Cabedelo, estado da Paraíba, conectando o Amazonas à Paraíba. A Transamazônica é a terceira rodovia mais longa do país e atravessa importantes cidades do Pará, como Altamira e Marabá, além de outros estados como Piauí, Maranhão e Ceará.

A maior circulação de pessoas e mercadorias ocorre na Paraíba, onde a rodovia começa em uma cidade portuária. Embora tenha sido considerada uma das principais obras durante o militarismo no Brasil, a Transamazônica foi esquecida ao longo do tempo e ainda não foi definitivamente concluída. Muitos se perguntam sobre o destino da rodovia, que já custou muito aos cofres brasileiros.

História da Transamazônica

Antes de mais nada, a BR-230 começa em Cabedelo, na extremidade leste do estado da Paraíba, e atravessa sete estados (Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas) antes de chegar a Lábrea, uma cidade no coração da Amazônia. Atualmente, a BR-230 possui 2.656 km de estradas asfaltadas e 1.577 km de estradas não pavimentadas, totalizando 4.233 km entre Cabedelo/PB e Lábrea/AM, de acordo com guias rodoviários.

Além disso, a Transamazônica, uma estrada planejada pelo governo federal para integrar melhor a região Norte, foi inaugurada em 30 de agosto de 1972 como parte da BR-230. Com 4.000 km de extensão, a estrada atravessa a maior floresta tropical do mundo e é conhecida por suas histórias de garimpo, índios hostis, assaltos em cabeceiras de pontes, animais selvagens e o sul do Amazonas, onde as onças nascem e a malária é comum, além de ser um estado sem lei (Pará).

Para começar, originalmente, a rodovia foi planejada para conectar as regiões Norte e Nordeste do Brasil, bem como Peru e Equador, com um comprimento total de 8.000 km, que deveria ser pavimentada.

A estrada conhecida como Transamazônica foi inaugurada em 27 de setembro de 1972 e é classificada como uma rodovia transversal. A inauguração foi marcada por uma grande cerimônia organizada pelo governo na selva amazônica, que foi projetada para marcar um momento histórico para o país. Naquela manhã, o presidente da República, o general Médici, iniciou a ligação do Brasil do Norte ao Nordeste, marcando o início da Transamazônica.

Durante a cerimônia, uma Castanheira foi derrubada e o tronco remanescente recebeu o nome de Pau do Presidente, e ainda existe hoje em Altamira. A construção da estrada foi parte do projeto chamado “terras sem homens para homens sem-terra”, que pretendia atrair dois milhões de colonizadores para a região.

A Transamazônica foi vista como a solução para vários problemas do país. A estrada ajudaria a tirar as pessoas da seca do nordeste, resolveria a situação agrária no sul e impediria a internacionalização da Amazônia de uma vez por todas.

Curiosidades sobre a Transamazônica

A Transamazônica é uma rodovia icônica que corta a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre a Transamazônica:

  1. A estrada é uma das rodovias mais longas do mundo, com cerca de 4.000 km de extensão, e foi construída na década de 1970 para ligar a região amazônica a outras partes do Brasil.
  2. A construção da Transamazônica envolveu a abertura de grandes áreas de floresta e a construção de dezenas de pontes, muitas das quais ainda estão em uso.
  3. A rodovia é um importante corredor de transporte para a região amazônica, permitindo o acesso a áreas remotas e a possibilidade de escoamento da produção agrícola.
  4. No entanto, a construção da Transamazônica também teve impactos negativos significativos, como o desmatamento, a perda da biodiversidade e a invasão de terras indígenas.
  5. Ao longo da Transamazônica, existem diversas cidades e vilas que surgiram devido à construção da rodovia, muitas das quais se desenvolveram com base em atividades como a extração de madeira e a agropecuária.
  6. A rodovia também é famosa por suas paisagens incríveis, incluindo rios, cachoeiras e florestas densas, que atraem turistas de todo o mundo.
  7. Apesar de sua importância como corredor de transporte, a Transamazônica ainda é uma rodovia em grande parte não pavimentada e enfrenta desafios significativos de manutenção, especialmente durante a temporada de chuvas.
  8. A Transamazônica é um símbolo da exploração da Amazônia, e sua história e impactos continuam a gerar debates e controvérsias até hoje.

Situação na rodovia nos últimos anos

Atualmente, a situação da Estrada Transamazônica é mista. Embora a rodovia tenha sido asfaltada em alguns trechos ao longo dos anos, muitas partes ainda são de terra batida, o que dificulta a circulação de veículos, fora off road, especialmente durante o período de chuvas intensas na região. Além disso, a manutenção da estrada é precária em alguns trechos, o que pode levar a problemas como buracos, pontes precárias e deslizamentos de terra.

A estrada também é alvo de preocupações ambientais, uma vez que sua construção e uso podem causar impactos significativos na floresta amazônica e em suas comunidades indígenas e tradicionais.

Apesar desses desafios, a Estrada Transamazônica ainda é uma importante via de transporte para a região Norte do Brasil, permitindo o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços básicos e o transporte de pessoas. O governo brasileiro investe em melhorias na rodovia, como a pavimentação de novos trechos e a construção de pontes mais seguras, para tentar melhorar a sua situação.

O contrabando é uma atividade ilegal e altamente prejudicial à economia e à segurança de um país. Infelizmente, a Rodovia Transamazônica, como outras vias de transporte, é usada por criminosos para realizar essa prática.

Para combater o contrabando na Rodovia Transamazônica, é importante que haja uma coordenação entre as autoridades locais, estaduais e federais, além da participação da sociedade civil.

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