Os carros 4×4 nada mais são do que aqueles que possuem tração nas quatro rodas, ou seja, ficam mais estáveis quando andam em locais acidentados, como áreas rurais e grandes subidas cheias de desnível.
Além disso, ainda no clima de aventura, ainda é possível usar a 4×4 reduzida, que serve justamente para atravessar aqueles locais de mais difícil acesso. Entretanto, a reduzida jamais deve ser utilizada em uma estrada de asfalto normal, pois, vai forçar muito o motor do carro. Assim, são projetadas para se usar apenas nessas áreas realmente acidentadas.
Atualmente, muitos modelos SUV são 4×4, mas nem todo 4×4 é SUV e nem precisam. Afinal de contas, os SUVs, embora tenham aspecto robusto e parecido com os 4×4, não são necessariamente feitos para terrenos acidentados.
Ralis 4×4
Ao longo dos últimos anos, empresas de veículos 4×4 no mercado brasileiro começaram a realizar ralis de regularidade para aumentar a experiência dos proprietários e faze-los justamente ter a chance de utilizar os recursos dos seus carros.
Desta maneira, a Mitsubishi Motors tem, junto com o Mitsubishi Cup, um rali de regularidade dividido em várias categorias, como turismo light, turismo e graduados. Então, para cada categoria dessas, aumenta o grau de dificuldades na dirigibilidade do 4×4, por conta dos terrenos.
Isso porque os mais inexperientes rodam em caminhos menos acidentados, mas totalmente offroad, fora da estrada. De todo o modo, é sempre um final de semana dos mais agradáveis, onde é possível até mesmo levar a família. Basta se inscrever e participar na cidade em que for mais próxima.
Quem também fazia muitos ralis 4×4 era a Suzuki, com a mesma experiência fornecida para os donos de seus veículos. No entanto, nos últimos anos, não teve mais eventos do tipo, onde os proprietários viviam essa experiência única.
Grupos 4X4
Atualmente, o Brasil conta com diversos grupos formados por proprietários de veículos 4×4. Desta maneira, participam de encontros e feiras voltadas para esse tipo de público. Durante a pandemia da Covid-19, esses encontros deixaram de acontecer, mas agora voltaram com toda a força.
Um desses grupos é o 4 Rodas da Trilha, fundado em Santa Catarina, em 2008. Neste caso, se trata de um grupo que, além de promover encontros, também tem o seu site oficial com notícias, classificados e diversas curiosidades sobre os carros 4×4.
Isso porque, ainda mais para quem tem carros mais antigos, nem sempre é fácil encontrar peças de reposição. Desta maneira, um grupo como o 4 Rodas da Trilha acaba sendo uma boa opção.
Outro grupo, ainda mais antigo, é o Amigos do Jeep, do Rio Grande do Sul, que já existe há mais de 30 anos, fundado em 1991, em Nova Petrópolis-RS.
O 4×4 Recife é um grupo de amantes de carros do tipo e que foi fundado há muitos anos, em 1996. Assim, possui sua página no Instagram onde organiza eventos, trilhas e passeios entre os jipeiros.
Com isso, principalmente aqueles proprietários dos clássicos Willys, da Jeep, podem curtir momentos de descontração e alegria entre os amigos.
Outros grupos 4×4
Atualmente, nas redes sociais, é possível encontrar diversos grupos e sites de pessoas ligados a carros 4×4, desde os mais novos até os mais antigos. Naturalmente, os carros 4×4 da nova geração possuem tecnologia mais avançada e até mesmo são mais fáceis de se dirigir, além de proporcionarem mais conforto aos usuários.
No entanto, também é muito comum surgirem os grupos de carros antigos e onde estão a maioria desses proprietários de Jeep Willys, que aproveitam o momento de nostalgia para colocar na estrada os seus carros, muitas vezes já modificados.
Aliás, ao longo da história da indústria automobilística, poucos veículos 4×4 tiveram tanta resistência aos terrenos acidentados como o Jeep Willys. Afinal de contas, foi um carro criado para o uso das tropas norte-americanas durante a Segunda Guerra Mundial, mas que ganhou as ruas pelo mundo, se mantendo vivo até os dias atuais.
Principais veículos 4×4 atuais
Mas, se o assunto é 4×4, o Brasil hoje conta com uma grande demanda de veículos desse tipo, tanto os produzidos aqui quanto os importados. E fazem sucesso em uma importante camada de consumo do mercado brasileiro.
Por exemplo, dentro da própria Jeep, alguns modelos se destacam, como é o caso do Jeep Compass, um carro que une a robustez de um carro fora da estrada com o conforto de um veículo moderno, mas que sabe aproveitar as características do 4×4.
Ainda nesta marca, temos o Jeep Renegade, esse um verdadeiro sucesso de vendas. Afinal de contas, é totalmente comum encontrar um carro desses no mercado e, quando lançou no Brasil, em 2015, tinha um preço relativamente acessível pelo padrão dele.
Outro modelo que vem agradando ao público, apesar do alto custo de manutenção, é o Renault Duster. Neste caso, o veículo da marca francesa é muito procurado no mercado brasileiro e, entre novos e usados, existem muitos deles rodando pelas ruas. Então, é um veículo que podemos dizer que fez sucesso entre os amantes do 4×4.
Agora, quem também se destaca no mundo 4×4 é o Fiat Toro, projeto para carregar cargas, mas que virou alvo do sonho de consumo de muitos motoristas brasileiro. Isso por conta da boa resistência e também pelo design moderno e chamativo do veículo. Inclusive, o Toro é um dos principais veículos hoje vendidos pela Fiat no Brasil.
Mas, para quem gosta de ainda mais robustez, temos também a Ford Ranger, 4×4 importada dos Estados Unidos, que chama a atenção pela sua imponência. Além disso, é um veículos que aguenta qualquer tipo de estrada.
Por fim, podemos também citar a Amarok, da Volkswagen, que está no mercado brasileiro há mais de uma década. E esse 4×4 também chama a atenção justamente por ser um carro robusto e pesado, acostumado a diversos tipos de terrenos.
Portanto, quando se fala em carro 4×4 no cenário brasileiro, as opções são muitas. E os apaixonados por esses carros crescem cada vez mais, com novos grupos e experiências com os carros fora da estrada.