Que o Jeep é um dos carros off road mais conhecidos, não é novidade nenhuma. No entanto, você conhece a história desse veículo? Muito mais que um simples automóvel, ele carrega consigo um legado muito rico. Sendo assim, resolvemos trazer todos esses detalhes no artigo abaixo.
Antes de mais nada, vale contar a história desse veículo e mostrar toda a evolução que ocorreu durante os anos. O Jeep foi criado pela fabricante americana Willys Overland durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, ele só recebeu esse nome de hoje anos depois. Além disso, em 1987 ele passou a fazer parte do grupo Chrysler.
Conheça um pouco mais do passado do Jeep Off Road
Para quem não sabe, esse carro já é um idoso na categoria, digamos assim, pois já tem aproximadamente 80 anos de idade. Entretanto, como mencionado anteriormente, ele já “passou” por vários momentos históricos. Além disso, era um carro muito utilizado graças a sua característica robusta, eficiência e facilidade de pilotagem.
No entanto, com o passar dos anos ele ganhou mais conforto, se modernizou e ficou cada vez mais sofisticado. Sendo assim, trouxemos uma cronologia para contar um pouco mais da história desse carro, que é tão antiga, mas que continua nas graças dos amantes do esportivos.
Cronologia do Jeep
- 1941 Willys MB – neste ano, quando os Estados Unidos estavam envolvidos na guerra, autoridades pediram que fosse criado um carro leve, com boa capacidade e que suportassem alguns soldados armados. Então, nesse momento Willys MB produziu em torno de 600 mil unidades. Por isso, esse modelo tornou-se referência e o comandante das forças aliadas fez questão de enaltecer a importância desse carro para a vitória na guerra.
- 1945 Willys CJ-2A – depois de passar pela guerra, o Jeep ganhou algumas novidades e se tornou um dos primeiros carros dessa marca a serem utilizados por civis. Foi neste modelo que a grade frontal ganhou destaque e que ele se tornou um veículo muito utilizado principalmente nas zonas rurais. Além disso, eram utilizados para carregar materiais agrícolas e outras ferramentas.
- 1948 Willys Jeepster – nessa época, o novo carro foi criado com o conceito bem diferente dos primeiros, era um estilo muito mais confortável. Além disso, ele era mais baixo que as versões anteriores e possuía a frente um pouco mais longa. Ou seja, esse modelo foi um conceito que fugiu das características anteriores e não tinha muito o estilo original.
- 1957 ano que o Brasil ganhou a sua própria produção – Início da produção brasileira do Jeep. Anteriormente ele era montado com componentes importados, no entanto, nesse período ele passou a ser fabricado totalmente por aqui.
- 1962 Jeep Wagoneer – Neste momento, estava nascendo o carro utilitário esportivo mais moderno do mundo. Com ar-condicionado, suspensão independente e direção hidráulica. Ou seja, esse modelo estava reformulando e traduzindo tudo que era de mais atual em um único veículo. Além disso, ele foi produzido até 1991, sofrendo apenas pequenas alterações.
- 1967 Kaiser Jeep M715 – Esse modelo foi criado para o uso de pessoas comuns, ou seja uso civil. No entanto, a maioria dos exércitos adotaram esse automóvel e muitos deles permanecem ativos até hoje. Certamente você já deve ter visto esse modelo por aí, não é mesmo?
- 1974 Jeep Cherokee SJ – Com certeza você já ouviu falar no Jeep Cherokee, um dos maiores sucessos da marca e que foi projetado primeiramente com apenas duas portas. No entanto, com sua evolução ele ganhou cinco portas.
1984 Jeep Cherokee XJ – Nessa época surgiu uma nova versão do Jeep Cherokee, como mencionamos anteriormente. No entanto, seu interior era um pouco menor que o antigo, mas comportava até quatro pessoas adultas tranquilamente. Além disso, essa foi a última pick-up que permaneceu sempro produzida pela fabricante até o início dos anos 90.
1997 Jeep Wrangler TJ – Avançando um pouco nessa linha do tempo, os novos modelos de Jeep trouxeram os tradicionais faróis redondos e as características e bem tradicionais deste veículo. Ou seja, aquelas que nós podemos ver até hoje e que nos familiarizou com esses veículos.
2002 Liberty KJ – Já nessa época, a fabricante Jeep resolveu trazer de volta algumas características marcantes que definirão a identidade visual desses veículos. Foi aí que surgiu o Jeep Liberty KJ, nos Estados Unidos, onde ficou muito conhecido. Essa seria uma terceira versão do Jeep Cherokee.
2007Jeep Compass – Esse carro ganhou as ruas do Brasil depois de seu lançamento. A marca Jeep é muito forte, no entanto, esse modelo trouxe mais elegância e ficou com um estilo, digamos, mais urbano. Por outro lado, os amantes das versões anteriores não ficaram muito felizes com essa nova roupagem.
Além disso, como ele foi projetado para ser um carro mais da cidade, não possuía algumas características tradicionais da marca, como a tração integral. Essa, sem dúvidas, foi uma das maiores reclamações dos fãs desse Wrangler.
2014 Jeep Cherokee KL – Em seguida do que aconteceu com o Compass, a fabricante trouxe de volta um clássico e querido dos fãs de carro esportivo. Entretanto, o Jeep Cherokee, também veio com uma pegada mais urbana, mas sofisticação e muita tecnologia.
2015 Jeep Renegade – Esse é mais uma dos modelos lançados pela Jeep que gera conflito de opiniões até hoje. Entretanto, ele foi apresentado aqui no Brasil, como novidade na sua fábrica. Uma curiosidade, é que o modelo Renegade foi exposto por aqui, longe dos Estados Unidos.
Esses são os carros que mantém boa vendas no Brasil, como mostra o trecho de uma reportagem abaixo.
- As vendas de SUVs e crossovers médios e grandes mantiveram a trajetória de evolução registrada nos meses anteriores. Com 16.935 emplacamentos em junho – mais de 10% dos 165.470 veículos 0 km registrados no país -, o segmento cresceu quase 5% frente ao mesmo período do ano passado (16.138) e se manteve estável na comparação com maio (16.946) – publicou o portal UOL
E aí, curtiu saber sobre a longa história dessa marca de carros que é tão famosa no mundo? Além disso, você já quis ou teve um dos modelos que apresentamos neste artigo? Sem dúvidas, apostar nos modelos off road Jeep é certeza de boa qualidade e conforto.