Saiba como eles surgiram e como chegaram aos dias atuais
Os modelos off road fazem muito sucesso no Brasil e no mundo, pois vão desde utilitários para o dia a dia, até níveis profissionais de competições, envolvendo entretenimento, turismo e trabalho, nos mais variados modelos e voltados à diversas finalidades.
As atividades praticadas por essa modalidade, visam principalmente o contato direto com a natureza, onde o objetivo é superar os desafios e obstáculos impostos pelos terrenos explorados, podendo ser em forma de lama, alagamentos, descidas e subidas íngremes e muito mais.
Nos dias de hoje, o off road está mais ligado à adrenalina, trazendo também sensações de superação e bem-estar, sendo apontada por diversos estudos fonte de funções terapêuticas para os praticantes, entre outros benefícios tanto para o físico, quanto para o psicológico.
Dessa forma, nosso conteúdo de hoje será voltado para contar a história do off road, desde o seu surgimento, até toda sua evolução, onde passamos também pelos países e situações iniciais da modalidade, até chegar a ser modalidade esportiva, também seu começo em território brasileiro.
A história do off road
Embora já utilizados em anos anteriores, as lembranças mais evidentes dos 4×4 são da Segunda Guerra Mundial, onde os chamados jipes foram usados pelos combatentes para o deslocamento de uma região a outra, principalmente nos ambientes de difícil acesso.
Assim, após o fim dos conflitos, diversos fabricantes de automóveis apostaram nos modelos para alavancar as vendas, primeiramente com o objetivo de uso civil, uma vez que o bom desempenho em terrenos acidentados facilitava a locomoção de pessoas de um local ao outro.
Um ponto marcante na história da criação desses utilitários se deu na Alemanha, através da montadora Volkswagen, onde os fuscas, modelo famoso da empresa contou com tração nas quatro rodas, além de outros automóveis da marca com esse recurso disponível.
No Brasil, há relatos dos primeiros modelos off road no início dos anos 80, no sudeste do país, onde também foi fundado o Jeep Clube do Brasil, criado por apaixonados pela categoria, onde também se responsabilizaram pela organização de eventos do mundo off road.
Agora que você já teve a oportunidade de conhecer um pouco da história do segmento, vamos abordar parte da evolução deles, onde diversos aspectos mudaram com o passar dos anos e a popularização dos modelos pelo mundo, além das alterações em suas finalidades.
A evolução dos off roads
Depois de retratar a história do segmento, chegou o momento de você conhecer os principais pontos de evolução, onde aconteceu o início desse processo e como está nos dias atuais, tanto nos meios de uso doméstico, quanto para lazer, trabalho e também competitivo.
A primeira diferença marcante dos jipes para os utilitários, com certeza foi o fusca fabricado pela Volkswagen, pois o mesmo é considerado o primeiro carro “comum” a contar com esse sistema, sendo apontado como o único benefício gerado pela guerra para a humanidade.
Mais tarde, o estilo de construção dos veículos foram inspirando outros países. Dessa forma, surgiram diversos modelos de jipes na Inglaterra, Japão, Rússia, Itália, entre outros, popularizando de maneira mundial esses protótipos e expandindo tanto a produção, quanto o interesse pelo segmento.
A estrutura, na grande maioria dos casos contava com dois eixos tratores, e uma caixa de transferência e redutora ligada ao câmbio normal. Por se tratar de um sistema de muito sucesso, sua arquitetura é utilizada até hoje, com pouquíssimas modificações em cima do projeto original.
Trazendo para os dias atuais, todas as maiores montadoras do mundo contam com modelos off road, pois trata-se de um mercado extremamente abrangente e competitivo, onde diversos campos são possíveis de serem explorados, seja para trabalho, lazer ou entretenimento, conforme já abordamos anteriormente.
Acompanhando os avanços tecnológicos, embora tenham mantido traços estruturais herdados do início, os veículos evoluíram de acordo com o tempo, passando por funções mais automatizadas, a fim de acompanhar as mudanças de outros automóveis e proporcionar uma melhor experiência para os usuários.
Ao passarmos pelas principais evoluções, você teve a oportunidade de saber como funcionava desde o início dos processos de criação e montagem do sistema 4×4 e partes importantes das mudanças ao longo do tempo. No tópico abaixo, iremos abordar o off road como esporte. Vamos lá!
O off road como modalidade esportiva
Assim como ocorreu dentro dos meios civis e profissionais, o sucesso da categoria no esporte também foi meteórico, pois foi possível atender a demanda de pessoas a fim de ter uma vida com mais adrenalina e até mesmo levar à prática para o lado profissional, através de competições a níveis nacionais e internacionais.
Dessa forma, o rally faz parte do calendário de campeonatos de diversos profissionais e também estão no radar de várias montadoras, pois as mesmas muitas vezes patrocinam esses eventos e fabricam seus automóveis de olho nas oportunidades oferecidas pelo mercado.
O exemplo de competição mais famoso do mundo, trata-se do Rally Dakar, sendo o maior evento da modalidade, onde o mesmo é realizado desde 1978 e consistia em realizar o percurso iniciado em Paris, até a cidade de Dakar, no Senegal. Porém, devido à falta de segurança, diversas edições foram realizadas na América do Sul, entre outros pontos do mundo.
Já no Brasil, o campeonato mais popular off road é o Rally dos Sertões, inspirado no Dakar, teve seu início em 1991 e na época, ligava a cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, até Natal, no Rio Grande do Norte e assim como sua referência, também obteve mudanças em seu percurso, se tornando também um dos principais eventos do segmento, contando com diversos tipos de veículos e modalidades, elevando o nome do Brasil em rallys.
Neste conteúdo, você conheceu desde a história do off road, seus principais aspectos evolutivos ao longo dos anos, como eles vieram a ser modalidade esportiva de sucesso, tanto no Brasil, quanto em todo o mundo, envolvendo a paixão de muitas pessoas.
Gostou do nosso blog de hoje? Acompanhe e fique sempre por dentro!