A Pajero é um ícone do off road ou de Rally?

Certamente você já viu esse modelo por aí. Aliás, a Pajero é um ícone do off road. Esse carro ficou famoso por todo o mundo. Lançado em 1982 no Japão, esse SUV 4X4 se tornou um dos utilitários mais famosos e longevos dos carros atuais. Além disso, em 2022 ele completou 40 anos e é um dos principais símbolos da Mitsubishi Motors. Somente no Brasil, ele já está presente a mais de 30 anos.

Então se você gosta desse modelo de veículo e quer saber mais sobre a história da Pajero, continue a leitura conosco e descubra tudo!

Em 1991 chegou ao Brasil a Pajero, através da HPE Automotores. Ela que representa a Mitsubishi no país até os dias atuais. Além disso, a Pajero se tornou um dos carros mais vendidos em 170 países. O modelo é tão queridinho que virou febre, é um sucesso entre os off road da categoria.

Apesar disso, a Pajero não se trata de apenas um modelo de veículo, mas sim, de várias versões com ícones da categoria. No entanto, o Pajero Full, que era um dos mais vendidos, deixou o mercado brasileiro no ano passado.

Já o modelo Sport, continua sendo fabricado sobre o chassi de outro famoso da categoria, a L200. Além disso, ele já está em sua quarta geração e é o modelo mais caro da montadora. Os valores podem chegar a R$390.000, é um utilitário de luxo e que possui grande aceitação pelo público amante desta marca.

A história da pajero

Assim como boa parte dos off road, a Pajero foi apresentada em 1981 no Japão. No entanto, os fabricantes dizem que o carro surgiu em 1934, quando o governo japonês encomendou esses modelos para serem usados por militares. Além disso, eles foram feitos para a Segunda Guerra Mundial, onde os países além se prepararem com armas e outros materiais, também adquiriam carros mais robustos.

Depois disso, a montadora mostrou o modelo PX33, esse que foi o primeiro modelo com tração e injeção direto, foi recusado pelo governo. Ainda assim, a fabricante não desistiu de concluir o veículo, e em 1973 ele foi lançado. Com boa aceitação, ele ganhou uma nova versão anos depois  e serviu com uma base.

Gerações da Pajero

Depois de criado, a Pajero ganhou sua primeira versão em 1982, e se estendeu até 1990. Além disso, esse modelo contava com carroceria, duas portas e até três opções de motores, já o câmbio era manual e automático.

Em seguida ele ganhou uma versão de quatro portas e mais uma fileira de bancos. A ideia principal da montadora eram unir o luxo com modelos off road. Além disso, esse modelo de SUV ganhou reforços de suspensão que podiam ser regulados de acordo com ambiente no qual estavam sendo utilizados, asfalto ou terra.

Dessa forma, ela a Pajero adentrou nas competições de rally em 1985. E com certeza, você já viu ou acompanhou esses modelos de veículos disputando esses tipos de competição.

Depois do fenômeno, a Pajero ganhou sua segunda geração em 1991, que ficou até os anos de 1999, e foram vendidos mais de 1,25 milhões de carros em todo o mundo. Além disso, as características deste modelo ganharam formas mais arredondadas e eixos um pouco mais longos do que os modelos anteriores.

Além disso, eles possuíam opções de duas portas e também de quatro, os motores eram 3.0, movidos a gasolina ou turbo diesel. Eles ganharam também uma nova tração. Com isso o SUV deixava com que o usuário escolhesse o modo de condução, dependendo do tipo de terreno em que se encontrava.

Gerações atuais do Pajero

De acordo com a Uol: revelado ao Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018, a nova geração do Mitsubishi Pajero Sport finalmente chega em ciclo comercial às lojas — até então, estava em pré-venda. Há uma única configuração, a HPE Diesel, completona, ao preço de R$ 265.990.

“Essa nova linha entrega robustez, mas sem ser grosseiro. É o robusto passando sofisticação. O preço, claro, é elevado, como no restante do segmento, mas daí a nossa justificativa da entregar isso com performance e tecnologia avançada”, aponta o engenheiro e supervisor de Planejamento da Mitsubishi, Fabio Maggion.

As novas versões da Pajero conta com sete lugares, além de ar-condicionado em duas fases. Além disso, os bancos são revestidos em couro e também possui central multimídia. Além disso, a mecânica desses carros são 2.4 turbo diesel e 190 cavalos de potência. Outra novidade, é a caixa reduzida, bloqueio de diferenciais e cambio automático de até oito marchas. No entanto, o modelo atual conta com uma traseira diferente das versões anteriores.

Os seus principais concorrentes são os SUVs, Toyota SW4 e também Chevrolet e Jeep. Contudo, ele ainda segue sendo um dos líderes de mercado. Por fim, chegamos ao modelo TR4, que foi um sucesso de vendas da Mitsubishi. Além disso, ele surgiu com todas as características que os consumidores dessa marca gostariam de ver em um único carro.

Além de ser off road, ele também era mais compacto e possuía bons números em suas vendas. Com o preço mais acessível e mais baratos que as suas versões anteriores, ele entregava conforto e segurança sem deixar nada a desejar. Esse modelo ganhou muita fama nos anos 2000 e era fabricado no Brasil até 2015, em Catalão, em Goiáis.

Além dos concorrentes já mencionamos, o Pajero também foi rival da Land Rover Discovery, que apesar de muito luxuoso, vendeu quase 4 mil unidades. Por entregar tecnologias mais avançadas, a montadora inglesa chegou a ultrapassar as vendas da Mitsubishi.

Portanto, se você gostou das informações que trouxemos até agora, continue acompanhando o nosso blog. Além dessas informações, você pode encontrar muito mais. Como mencionamos anteriormente, a Pajero é off road, porém possui suas versões para rally. Basta que você encontre o melhor modelo e se aventure por aí. Conforto e segurança são entregues pela montadora japonesa.

Compartilhe com os amigos

Deixe um comentário