Land Rover e o estreito de darien

Sabe aquelas viagens super radicais com novos lugares para explorar e um mundo de possibilidades para conhecer o que vemos nos filmes? E se fosse possível encontrar um lugar como este na vida real também?

Estamos falando do Estreito de Darien que você provavelmente já ouviu falar, mesmo que não seja um fã de aventuras desse tipo. A Região de Darién fica na divisa entre a Colômbia e o Panamá, dois países da América do Sul.

Esta região ficou muito conhecida por suas características geográficas de ser uma das florestas mais perigosas do mundo para qualquer tipo de travessia, e sua exploração não é recomendada pelas autoridades de nenhum dos dois países.

O Estreito de Darien contém algumas espécies de fauna e flora que são um pouco difíceis de serem encontradas em outras regiões, mas seu principal destaque é que nenhum dos dois países parecem dispostos a estabelecer uma verdadeira estrada na região para que as pessoas possam transitar de forma mais segura entre um país e outro.

Mesmo assim, alguns curiosos de plantão já tentaram atravessar este caminho de formas diferentes, podendo ser de bicicleta, caminhando e até mesmo com um veículo automotivo bastante popular: o Land Rover. Confira as informações abaixo para entender mais detalhes!

O Estreito de Darien

Este é um local selvagem que liga a Colômbia na América do Sul ao Panamá na América Central e fica na Região da província de Darién, que além disso, segundo as informações do Wikipedia também incluem as comarcas indígenas de Kuna Yala, Madugandí, Wargandí, Emberá-Wounaan, os distritos de Chimán e leste de Chepo, todos no Panamá, e o norte dos departamentos de Chocó e Antioquia, a oeste do golfo de Urabá, na Colômbia.

É uma região que possui uma travessia difícil e perigosa, pois além dos possíveis riscos que a floresta pode causar aos visitantes, a área é protegida e vigiada por dois grupos rebeldes colombianos: as Autodefesas Unidas da Colômbia, de extrema-direita, e o Exército de Libertação Nacional, de extrema-esquerda.

O local mede aproximadamente 160 km, equivalente a 99 milhas de comprimento e possui cerca de 50 km, ou 31 milhas, de largura. Por este motivo, ainda em 2023 atrai o olhar de pesquisadores, exploradores e transeuntes curiosos que em alguns momentos da história passaram pelo local e fizeram relatos de suas aventuras. 

Por que o estreito de Darien pode ser perigoso?

Para começar a conversar sobre isso, é preciso entender que os países da américa no geral possuem um conjunto de rodovias interligadas da ponta da américa do sul até a ponta da américa do norte passando também pela américa central conhecida como rodovia panamericana.

Essa rodovia deveria teoricamente passar também pelo estreito de Darien, mas na prática não é isso o que acontece. Se você fizer a busca de um trajeto terrestre para air da américa do sul e ir para a américa central ou norte, verá que o GPS simplesmente não consegue calcular a rota, te dando apenas a opção de ir até a cidade de Turbo na Colômbia.

O Estreito de Darien pode ser muito perigoso por ser uma região pantanosa em que não há estradas ou caminhos viáveis para fazer uma viagem e cruzar os países, dando apenas outras duas opções de chegar ao Panamá ou países após o estreito:  por viagens de barco ou viagens aéreas.

Por questões políticas, sociais e ambientais, ambos os países próximos ao estreito de Darien e até mesmo os Estados Unidos são contra a construção dessa estrada pois possuem a ideia de que assim facilitaria o contrabando de armas, drogas e inclusive a imigração ilegal de estrangeiros para os Estados Unidos. Além disso, as políticas também intervêm no assunto por conta da preservação natural do local.

As travessias mais importantes

O primeiro caso já relatado é da Marsh Darien Expedição em 1924-1925, que contribuiu para que as informações iniciais sobre o local servissem de conteúdos para pesquisas e de alerta para os moradores que quisessem atravessar a fronteira.

No entanto, foi apenas de 1959 a 1960 pela Land Rover e um jipe da expedição Trans-Dárien que contava com  AmadoArauz (Panamá), sua esposa Reina Torres de Araúz, Richard E. Bevir (UK) e o engenheiro Terence John Whitfield (Austrália). Segundo as informações que constam no registro, eles deixaram o Panamá em 02 de fevereiro de 1960 e chegaram a Quibdó, na Colômbia, em 17 de junho de 1960.

Isso mais do que nunca comprova como a viagem é gigantesca, pois teve uma média de 201m por hora e durou mais de 136 dias de viagem!

Conclusão

Mesmo sendo um carro de luxo, até quem está acostumado com carros de valor mais acessível no mercado sabe a potência e a segurança que um carro Land Rover pode trazer.

Sabendo que a travessia era extremamente perigosa, mesmo assim o veículo foi capaz de transportar os cinco passageiros em segurança, acrescentando apenas pontos positivos para a empresa.

Se você busca por aventuras como essa, pode apostar neste veículo para conseguir passar pelo caminho sem grandes perrengues, mas também pode optar por este produto para outras viagens radicais por um ótimo custo benefício.

Foto do site: viajologoexisto.com.br

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