Ecoturismo e Off Road: Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina fica no estado da Bahia no Brasil e é um dos destinos naturais mais incríveis de se visitar. Com paisagens incríveis e com uma história superinteressante, este local do nordeste também contém trilhas Off Road dinâmicas e divertidas para visitar com a família.

O Brasil é um dos países da américa do sul que recebe mais visitantes durante todo o ano, e mesmo que muitos turistas optem por cidades populosas, são os habitantes de grandes cidades que muitas das vezes optam por lugares naturais como a Chapada Diamantina.

Quem quiser, pode optar por ir até Salvador que é a capital do estado e alugar um carro off road para ir até o local que conta com paisagens incríveis, cachoeiras cristalinas e outras aventuras em meio à natureza.

Para conhecer um pouco melhor a Chapada Diamantina, separamos as principais informações para quem deseja visitar o local, inclusive detalhes sobre a melhor época de visitação, onde se hospedar e quais as trilhas off road mais famosas.

Confira mais detalhes no texto abaixo!

Contexto Histórico e Informações sobre o local

Durante o século XIX, o local foi importante para a exploração diamantífera que contribuiu para a economia da época. Além disso, o termo “Diamantina”  é uma referência direta à atividade de extração de diamantes que ocorreu nessa localidade.

A Chapada Diamantina está localizada no estado da Bahia, sendo um local próximo de quatro cidades pelas quais os turistas podem se hospedar com maior facilidade: Lençóis, Palmeiras, Mucugê e Igatu.

As cidades próximas oferecem turismo local inclusive pratos típicos da região em restaurantes especializados, contribuindo para que os visitantes tenham uma ótima experiência nas regiões ao redor.

Quanto ao tipo de solo na Chapada Diamantina, a região apresenta uma diversidade de características de solo, que incluem solos arenosos, argilosos e rochosos.

Dessa maneira, a vegetação e a topografia da área são influenciadas, o que contribui para a formação de cânions, grutas e platôs característicos da paisagem chapadense.

Trilhas Off Road mais famosas na Chapada Diamantina

Uma vez que o acesso ao local pode ser feito por quatro cidades diferentes, também existem trilhas na área da Chapada Diamantina que são consideradas as “principais”.

Como cada opção de trilha dá benefícios específicos aos aventureiros, confira abaixo as quatro trilhas mais famosas do local.

  1. Trilha do Vale do Pati

Localização: Acesso por diferentes pontos, como Andaraí, Guiné ou Vale do Capão.

O Vale do Pati é um dos destinos mais icônicos da Chapada Diamantina. A trilha off-road leva a um dos vales mais exuberantes e preservados, oferecendo uma experiência única de contato com a natureza.

Atrações: No final da trilha, os aventureiros encontram o Vale do Pati, com suas paisagens diversificadas, morros, rios e comunidades locais.

  1. Trilha da Cachoeira do Buracão

Localização: Próxima à Ibicoara.

Esta trilha proporciona uma jornada off-road até a deslumbrante Cachoeira do Buracão, conhecida por suas águas cristalinas e paredões rochosos.

Atrações: O destino final revela a majestosa Cachoeira do Buracão, onde os visitantes podem se refrescar em suas piscinas naturais.

  1. Trilha da Cachoeira da Fumaça

Localização: Próxima à cidade de Lençóis.

A trilha leva a uma das cachoeiras mais altas do Brasil, a Cachoeira da Fumaça. O percurso apresenta desafios off-road e oferece vistas panorâmicas do vale.

Atrações: No final da trilha, os visitantes se deparam com a imponente Cachoeira da Fumaça, com suas águas caindo de uma altura significativa.

  1. Trilha da Gruta da Lapa Doce

Localização: Próxima a Lençóis.

Esta trilha leva os aventureiros a explorar a Gruta da Lapa Doce, uma das maiores cavernas do Brasil. O caminho off-road proporciona uma experiência emocionante.

Atrações: No final da trilha, os visitantes chegam à entrada da Gruta da Lapa Doce, onde podem realizar passeios guiados para explorar as impressionantes formações rochosas subterrâneas.

Ao embarcar nessas trilhas off-road, os aventureiros têm a oportunidade de se conectar com a natureza, explorar cachoeiras deslumbrantes, cavernas fascinantes e vivenciar a beleza única da Chapada Diamantina.

Qual o melhor momento para visitar a Chapada Diamantina?

Mesmo que o Brasil seja um país naturalmente tropical, a Chapada Diamantina está localizada no nordeste do país e por isso pode enfrentar temperaturas altas na maior parte dos meses de um ano.

No verão, estação que ocorre de Dezembro a Março, a estação é naturalmente mais quente, as temperaturas no local podem ultrapassar os 30ºC.

Inclusive, os aventureiros devem estar sempre atentos aos lugares de visitação a céu aberto. Por este motivo, o protetor solar é um dos itens indispensáveis para essa viagem.

Durante o Outono que compreende Abril a Junho, as temperaturas começam a diminuir, mas as chuvas também não aumentam.

Enquanto isso, a estação mais seca no local é o Inverno que acontece de Junho a Setembro e possui temperaturas amenas de dia, mas bem frias no período da noite.

E por fim, durante a primavera que acontece entre Setembro e Novembro, as temperaturas começam a se elevar novamente, e o clima torna-se mais agradável.

Os aventureiros podem evitar climas extremos de frio ou calor além da época de férias para escolher quando deseja visitar o local.

Temperaturas

Durante o dia, as temperaturas na Chapada Diamantina, em geral, variam de 20°C a 30°C.

À noite, especialmente durante o inverno, as temperaturas podem cair, atingindo valores em torno de 10°C a 15°C.

Chuvas

O período chuvoso ocorre principalmente durante o verão. As chuvas podem influenciar as condições das trilhas e afetar a acessibilidade a algumas áreas.

Altitude:

A Chapada Diamantina é uma região montanhosa, e a altitude pode variar consideravelmente. Isso pode influenciar as condições climáticas locais, tornando algumas áreas mais frescas.

Como chegar na Chapada Diamantina? Onde se hospedar?

A Chapada Diamantina está localizada no estado da Bahia, Brasil, e o acesso pode ser feito por diferentes meios de transporte, como avião, carro ou ônibus.

  1. Por Avião:

O Aeroporto de Lençóis (Aeroporto Coronel Horácio de Matos) é o mais próximo e recebe voos regionais.

De lá, é possível seguir de carro ou transporte público até a cidade de Lençóis, um dos principais pontos de entrada para a Chapada Diamantina.

O Aeroporto de Salvador é maior e recebe voos nacionais e internacionais. De Salvador, é possível seguir viagem por ônibus, carro alugado ou transfer.

  1. Por Carro:

Se estiver vindo de cidades próximas ou de outros estados, é possível chegar à Chapada Diamantina de carro.

As principais rodovias que levam à região são a BR-242 e a BR-324.

Onde se hospedar

As quatro cidades mais próximas — Lençóis, Palmeiras, Mucugê e Igatu —, são a melhor opção para hospedagem e elas podem ser escolhidas de acordo com o roteiro de trilhas planejadas para a visitação na Chapada Diamantina.

A variedade de hospedagens é imensa, contando com casas, quartos ou camas que podem ser alugadas por aplicativos e viagens, além de outros sites para reservas de Hotel.

Compartilhe com os amigos

Deixe um comentário