O Jalapão é uma região localizada no estado de Tocantins, região norte do Brasil, tendo fronteira com países do nordeste e centro-oeste do país.
Este lugar é considerado um tesouro escondido no coração do Brasil principalmente por ser um dos motivos de maior curiosidade entre os aventureiros que buscam conhecer lugares com pouca visitação tendo o turismo mais tranquilo.
Considerada uma região tranquila, o Jalapão possui algumas atrações e roteiros turísticos voltados 100% para a natureza como as Dunas do Jalapão, a Cachoeira da Formiga, o Fervedouro e as trilhas que cortam a região.
A maior parte das viagens feitas entre um lugar e outro é feita por trilhas off road, em que os aventureiros optam por adentrar as zonas naturais do local utilizando carros próprios para viagens em solos não-convencionais como terra, areia, lama entre outros.
Por ser o maior país da América do Sul, o Brasil proporciona ótimas aventuras em meio a natureza para aventureiros locais e estrangeiros que podem utilizar seus carros em modelo off road para viagens com aventuras marcantes e vistas encantadoras.
Com a finalidade de conhecer mais sobre os pontos turísticos do Jalapão, preparamos um texto com todas as informações do local como passeios, culinária local, dicas para a visitação além de outras informações úteis para a viagem. Confira o artigo abaixo!
O que é o Jalapão?
O Jalapão é um dos poucos lugares no Brasil em que a natureza e as paisagens naturais do lugar seguem intocadas. O clima da região é predominantemente tropical sendo uma estação mais seca que ocorre de maio a setembro e uma estação bem chuvosa de outubro a abril!
Por este motivo, os aventureiros podem encontrar situações diversas visitando o local, principalmente por conta das temperaturas.
Clima
Durante a estação seca o tempo pode variar entre 25ºC e 35ºC, mas durante o dia áreas mais expostas ao sol podem atingir temperaturas ainda maiores inclusive nas dunas alaranjadas, um entre os principais destinos dos aventureiros.
Enquanto isso, durante a estação chuvosa os visitantes podem encontrar temperaturas entre 20ºC e 30ºC.
Em relação aos lugares para serem visitados, as chuvas com toda certeza vão influenciar nas condições das trilhas além de alterar o cenário do cerrado, frequentemente deixando-o mais verde e exuberante.
Culinária
Esta região tem como característica principal as extensas planícies de cerrado, dunas alaranjadas, rios cristalinos, cachoeiras e fontes termais.
Mesmo sendo um local com muita natureza, o Jalapão é habitado por comunidades locais, incluindo quilombolas, que contribuem para a culinária do local.
Entre os pratos típicos do cerrado, é possível provar o arroz com pequi, galinha caipira e queijo de capim!
Trilhas Off Road no Jalapão
Considerado um playground para amantes da natureza, as atrações que chamam mais atenção são impressionantes, como as dunas do Jalapão, a Cachoeira da Formiga, o Fervedouro e as trilhas que cortam a região.
Além disso, o Fervedouro Bela Vista, por exemplo, é uma das fontes termais em que a pressão da água subterrânea impede que os visitantes afundam, proporcionando uma experiência única de flutuação.
Confira abaixo as principais Trilhas Off Road do Jalapão:
- Trilha da Serra do Espírito Santo
Esta trilha está localizada na região central do parque do Jalapão e oferece desafios off road em conjunto com vistas panorâmicas incríveis!
No caminho até o topo da serra é possível encontrar uma vegetação variada, além de riachos cristalinos e formações rochosas que fazem parte da história local.
Inclusive, esta é uma das trilhas em que é recomendado o auxílio de guias locais que conhecem os melhores caminhos, e que podem compartilhar histórias e curiosidades sobre a região!
- Trilha da Pedra Furada
A segunda trilha que mais chama atenção está localizada no coração do parque e se destaca pela imponência da Pedra Furada, uma formação natural e intrigante.
O ponto de partida da trilha muitas vezes é a partir da cidade de Mateiros, próxima à entrada do Jalapão.
A Pedra Furada é bastante semelhante a um arco que foi esculpido naturalmente pela ação da erosão proporcionando uma vista incrível.
Dentre elas, a vista do pôr do sol, quando as cores do céu se misturam com a beleza das formações rochosas, criando uma atmosfera verdadeiramente inesquecível.
- Trilha do Cânion Sussuapara
O ponto de partida para essa trilha acontece na cidade de Ponte Alta do Tocantins, uma das portas de entrada para o Jalapão.
Ao chegar ao Cânion Sussuapara, os visitantes são recebidos por paredes rochosas gigantes verticalmente, contribuindo para um ambiente de surpresas.
Para os fotógrafos e amantes da natureza, o Cânion Sussuapara oferece a experiência de capturar a beleza intocada do Jalapão.
As cores vibrantes das rochas contrastam com o verde exuberante do cerrado, criando composições visuais que perpetuam a magia desse lugar extraordinário.
- Trilha do Fervedouro
Caracterizada pelas águas termais do Jalapão, esses locais são caracterizados por nascentes de água que emergem do solo arenoso com tanta pressão que criam uma sensação de ebulição, tornando impossível afundar.
Ao alcançar o destino, os aventureiros se deparam com pequenos oásis, onde a água cristalina borbulha em pequenas piscinas naturais.
A sensação de flutuar sobre as águas, sem afundar, cria uma experiência única e inesquecível.
Os fervedouros são cercados por uma vegetação exuberante, proporcionando um cenário de tranquilidade e beleza natural.
Como chegar no Jalapão?
Por estar localizado no estado de Tocantins que faz divisa com vários outros estados do país, quem mora próximo do estado pode optar por viagens terrestres, ou até mesmo de avião.
Os visitantes de outras cidades mais distantes, também podem optar por viagens de avião até Palmas que é a capital do estado e realizar viagens de carro até as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins que são mais próximas da região do Jalapão.
O ideal é que os visitantes que não conhecem a região optem por guias turísticos, principalmente em dias do período chuvoso no local, em que as estradas podem sofrer alterações por conta do clima.
Além disso, para ambos os períodos escolhidos, os visitantes precisam estar bem preparados levando materiais básicos para visitação ao local, dentre eles: água, protetor solar e roupas térmicas para aproveitar melhor o ambiente do Jalapão.