Chevrolet Blazer off-road

Há mais de uma década, ele partiu de nossas concessionárias, mas seu legado permanece vivo nas ruas e na memória do povo brasileiro. O emblemático SUV clássico nacional é uma figura inesquecível, lado a lado com seu avô, o Veraneio.

Por anos, o Blazer foi sinônimo de um veículo grande e versátil, utilizado por diversos setores, desde a polícia, entregadores e taxistas, até em funerais. Com sua carroceria e chassi, o Blazer reinou supremo no mercado de SUVs, desde o final dos anos 90 até meados dos anos 2000. Para entendermos sua história, precisamos primeiro separar o nome do carro que conhecemos aqui.

O primeiro Chevrolet Blazer foi lançado em 1969, e não estava relacionado à antiga S10. Aliás, o nome S10 é mais recente que o Blazer. Mas chegaremos lá…

Nos EUA, o mercado dos utilitários 4×4 estava em plena expansão. O icônico Jeep ainda dominava, mas outras montadoras já tinham seus modelos, como o Ford Bronco e o International Harvester Scout. Então, a General Motors resolveu entrar na disputa e lançou o lendário Blazer.

Breve história sobre a Chevrolet Blazer

Em vez de desenvolver um off-road menor, a GM optou por utilizar o chassi da família de picapes e SUVs grandes, Chevrolet C10 e Suburban. E assim surgiu o Chevrolet K5 Blazer, um SUV com dimensões consideravelmente maiores que seus concorrentes e com opções de tração 4×2 ou 4×4 temporária.

Vale ressaltar que em 1970, esse SUV ganhou uma versão da GMC, chamada Jimmy. Além disso, essa geração da Plataforma C/K, que deu origem ao Blazer lançado em 1967, foi sucedida pela geração que deu origem aos nossos Chevrolet Veraneio e C10. Em outras palavras, o primeiro K5 Blazer é um ancestral do Chevrolet Bonanza, vendido aqui até o início dos anos 90.

Essa primeira geração do SUV, que sobreviveu até 1972, oferecia opções de motores seis cilindros em linha de 4,1 e 4,8 litros, além de V8 de 5.0 e 5.7, sempre movidos a gasolina. A transmissão podia ser de três marchas, manual e automática, ou de quatro marchas com trocas manuais. Além disso, apresentava características interessantes, como bancos traseiros opcionais e teto removível.

Em 1973, foi lançada a segunda geração do K5 Blazer, que era ainda maior que a primeira em todas as dimensões e, inicialmente, manteve o teto removível – opção que ficou disponível até 1976.

Blazer no Brasil

A história do Chevrolet Blazer no Brasil começa em 1995, quando a General Motors decidiu importar o modelo dos Estados Unidos. Na época, o SUV se destacava por ser um dos poucos modelos no mercado com carroceria sobre chassi, o que o tornava mais robusto e capaz de enfrentar terrenos acidentados. O Blazer foi inicialmente oferecido com motor V6 a gasolina de 4.3 litros, tração 4×4 e câmbio automático de quatro marchas.

No ano seguinte, em 1996, a Chevrolet passou a produzir o Blazer nacionalmente em sua fábrica de São José dos Campos (SP). O modelo passou por algumas mudanças, como a adoção de um motor 4.3 V6 Vortec com injeção eletrônica, que entregava mais potência e torque em relação ao propulsor anterior. Além disso, a GM oferecia duas opções de carroceria: a tradicional com duas portas e uma nova versão com quatro portas.

Em 1998, a Chevrolet apresentou uma nova geração do Blazer no Brasil. O modelo passou por uma significativa evolução em termos de design e mecânica. O SUV foi lançado com um motor 4.3 V6 Vortec com 200 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, câmbio automático de quatro marchas e tração 4×4 com reduzida. Além disso, o modelo oferecia um interior mais refinado e uma lista de equipamentos mais completa.

Em 2012, a Chevrolet decidiu substituir o Blazer por um novo SUV, o Trailblazer. O novo modelo, que compartilhava a plataforma com a picape S10, era mais moderno e sofisticado em relação ao Blazer. O Trailblazer era equipado com um motor 3.6 V6 de 277 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4 com reduzida. O SUV era oferecido em duas versões de acabamento: LT e LTZ. O modelo era produzido na fábrica da Chevrolet em São José dos Campos (SP) e também era exportado para outros mercados.

Chevrolet Blazer off-road

O modelo off-road, também conhecido como veículo todo-terreno (ou simplesmente 4×4), é um tipo de veículo projetado para enfrentar terrenos acidentados, como trilhas, montanhas, rios e lamaçais. Esses veículos possuem tração nas quatro rodas e suspensão elevada, permitindo que o carro tenha maior capacidade de transpor obstáculos e superar desafios.

O off-road é muito popular entre os entusiastas do off-road e é usado em diversas atividades, como trilhas, competições e expedições em regiões remotas. Além disso, esses veículos também são usados em atividades profissionais, como na agricultura, mineração e construção civil, pois são capazes de acessar áreas de difícil alcance.

Os modelos off-road variam em tamanho, potência e capacidade, desde os jipes compactos até os caminhões todo-terreno. Alguns exemplos populares de veículos off-road incluem o Jeep Wrangler, o Toyota Land Cruiser, o Land Rover Defender e o Ford Bronco. Eles são projetados para atender as necessidades do motorista, oferecendo diversas configurações, como motores a gasolina ou diesel.

Conclusão

O Chevrolet Blazer é um clássico SUV brasileiro que esteve no mercado desde o final dos anos 90 até meados dos anos 2000. Foi um veículo grande e versátil, usado por muitos setores, desde a polícia e taxistas até serviços funerários.

O primeiro Chevrolet Blazer foi lançado em 1969 nos Estados Unidos, e não tinha relação com o antigo S10. Em 1996, a Chevrolet começou a produzir o Blazer no Brasil, e em 1998, uma nova geração foi lançada com grandes atualizações de design e mecânica.

O SUV tinha um motor V6 Vortec com 200 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, uma caixa de câmbio automática de quatro velocidades, tração 4×4 com redução, um interior mais refinado e uma lista de equipamentos mais completa.

Em 2012, o Blazer foi substituído por um SUV mais moderno e sofisticado, o Trailblazer, que compartilhava a plataforma com a picape S10.

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